domingo, 22 de janeiro de 2012
Cada vez mais discute-se sobre o meio ambiente e seus usos (ou mais precisamente seu mal uso) pelo ser humano.
Fala-se cada vez mais sobre Energias Limpas, Desenvolvimento Sustentável, etc. Discute-se muito mas infelizmente alguns permanecem somente na discussão.
Estamos em ano de Fórum Social Mundial e Rio +20 que é a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável- http://www.onu.org.br/rio20) onde serão discutidos principalmente sobre novas formas de energia menos poluentes, visando cada vez mais a diminuição do uso de fontes não renováveis de energia ( como o petróleo e o carvão).
A grande questão é: não é somente em grandes e importantes reuniões que podemos tentar ajudar o mundo. AS pequenas ações cotidianas são tão importantes quanto.
- Todas as vezes que você escova os dentes, toma banho ou lava seu carro você reflete se está usando o necessário de água, ou se está desperdiçando preciosos litros?
- Ao preparar alimentos em sua casa você faz somente o necessário, ou acaba exagerando e jogando comida no lixo, mesmo sabendo que milhões não tem o que comer?
- Você precisa realmente de tudo o que compra ou compra por impulso ou pelas propagandas?
- Quando compra algum produto você se preocupa em saber de onde ele veio? Você sabe se é utilizado algum trabalho escravo em sua confecção?
Se pararmos para pensar, nos daremos conta de que esse consumo desenfreado e desnecessário tem impacto não somente em nosso Planeta e em seus recurso naturais, mas também em nosso bolso.
O conceito de "Consumo Sustetável" tem como principal base a idéia de que o Planeta não é mais capaz de sustentar os padrões das últimas décadas de extração, comercialização e principalmente o de descarte de bens.
É fato que as pessoas não deixarão de consumir, até porque isso seria prejudicial para a economia mundial. O mais importante é começar a consumir com consciencia, reduzindo o consumo supérfluo e desenfreado.
Segundo a Winkipédia: "a crise ecológica mundial também é resultado de um consumo sem sentido e inconsciente atualmente presente em muitas sociedades modernas. Podemos afirmar que a crise ambiental também é responsabilidade do consumidor, já que ele também é responsável pelo pós-consumo do produto com o descarte. Mas essa crise também se deve a que a decisão de um consumo ecológico ainda está muito no âmbito pessoal, da educação e percepção individual, a qual o consumidor pode querer seguir ou não.
O consumo já é o maior desafio ambiental do presente século,já que teremos uma nova e crescente classe média dos países emergentes como Brasil, China, Índia que agora podem e querem consumir como os americanos, mas ainda não são totalmente conscientes sobre o impacto do seu estilo de vida no ambiente."
Por isso, que tal a partir de hoje utilizar uma pequena pergunta quando for comprar algo? "Eu REALMENTE preciso disso?"