O Haiti é aqui, o Haiti não é aqui...

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

E foi preciso uma tragédia para que o mundo voltasse seus olhos ao Haiti.

O Haiti há anos sofre com a miséria e com a violência. Já passou por uma feroz ditadura que durou 20 anos, já sofreu com furacões e outros desastres. Mas, somente diante tamanha tragédia a maior parte do mundo pensa pela primeira vez nesta ilha.

No ano passado, em alguns locais foi publicado e até mesmo mostrado em reportagens para telejornais que uma das maneiras encontradas pelo povo haitiano para enganar a fome era mastigar bolachas feitas de terra, sal e manteiga. Essa bolacha era vendida ao equivalente à R$0,25, sendo muito mais barata que a comida.

De acordo com a ONU, em fevereiro de 2009, haviam 3,3 milhões de famintos no país. Segundo a UNICEF, em 2009, 24% das crianças do pais até 5 anos de idade sofriam de desnutrição, enquanto 9% sofriam de desnutrição severa!

Mas a população mundial tem o dom de esquecer.Esquecer que tantas crianças no Haiti, na África e até mesmo aqui, perto de nós, morrem diariamente vítimas da miséria e da fome!
Parece fácil esquecer que milhares pessoas não tem suas necessidades básicas atendidas, vivendo sob condições subumanas.


Mas parece fácil lembrar que o carnaval está chegando, que neste ano tem copa do mundo... Talvez alguns poucos lembrem-se ainda que neste ano também temos eleições presidenciais.

Não quero ser mal interpretada, não estou em momento nenhum dizendo ser ruim a mobilização à esta tragédia no Haiti, pelo contrário! Porém, me vem sempre a cabeça o porque de não haver igual mobilização mundial pelas pequenas tragédias do dia a dia. Pelos milhares de orfãos que sempre existiram, pela Aids que matam milhares não só na África, mas no mundo todo!

Quantas tragédias ainda serão necessárias para que o mundo se torne um lugar menos egoísta? Quantas tragédias mais serão precisas para que a população mundial volte seus olhos para os que sofrem diariamente?

"Pense no Haiti, reze pelo Haiti
O Haiti é aqui
O Haiti não é aqui" - Caetano Veloso

1 comentários:

Unknown disse...

Concordo com tudo .
Como sempre :)

 
by Templates para novo blogger