"Imagine all the people living life in peace..."

domingo, 11 de setembro de 2011



11 de Setembro de 2011. Há dez anos atrás as duas torres do World Trade Center em Nova York desabavam, no que é considerado hoje o maior atentado terrorista da história.
Algumas pessoas querem no dia de hoje comparar outras tragédias históricas como as bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki e as ditaduras militares impostas aos países da Amércia do sul como a Bolívia, etc... Por mais tristes e vergonhosos que sejam quaisquer um desses episódios ( assim como outros tantos que podem ser considerados atos terrorista como o massacre de judeus pelo nazismo ) acredito que o dia de hoje seja passível de lembrança e luto sim.


Luto pelas famílias que perderam seus entes queridos, pelas mães que perderam seus filhos, pelos filhos que perderam seus pais, pelas esposas que viram seus maridos sairem para trabalhar ou viajar a trabalho e nunca mais regressarem para casa.
Independentemente da posição do governo americano sobre qualquer assunto, quem sofreu diretamente com os ataques foram os cidadãos comuns que não tinham nada ver com o que pensava ou deixava de pensar e apoiar o seu governo. E isso não é justiça!




Não é justiça 411 trabalhadores de emergência que responderam aos chamados de socorro morrerem quando tentavam resgatar as pessoas e apagar os incêndios.
Não é justiça 341 bombeiros e dois paramédicos que foram ao local do atentado salvar as pessoas terem perdido as suas vidas.

Não é justiça que um menino de 10 anos, que estava na barriga de sua mãe ainda e nem chegou a conhecer o pai, morto enquanto trabalhava em uma das torres.

Quando estive em Nova York em Janeiro pude ir a um pequeno memorial localizado ao lado de onde estão reconstruíndo as torres e lá, pude sentir o quão triste e surreal foi este acontecimento. Pouco antes, na igreja da Trindade ( Trinity Church) pude ver o local que serviu de refúgio e descanso para bombeiros e policiais que trabalharam durante dias, dia e noite, empenhados em tentar salvar alguma vítima. Lá pude perceber que infelizmente, enquanto para alguns a vida humana vale qualquer esforço e trabalho para outros ela de nada vale. É vergonhoso pensar que outro ser humano seja capaz de matar alguém só porque não concorda com suas idéias e pensamentos. Sem se importar se este alguém tem outro alguém ansioso esperando pela sua chegada em casa.

Que o 11 de Setembro, assim como o holocausto, bombas nucleares e guerras tão pífias jamais sejam esquecidos para que talvez a humanidade aprenda a utilizar o amor e não o ódio como impulso para seus atos!

" You may say I'm a dreamer,
But I'm not the only one.
I hope someday you join us,
and the world will live as one..." John Lennon

2 comentários:

ana disse...

Realmente Tati, um dia com muito pra refletir sobre a humanidade... pra mim o céu cinza de hoje não foi a toa, parecia uma chamada do "andar de cima" para fazer as pessoas pensarem... mais triste do que o terrorismo é pensar em tudo o que há por trás disso, as verdadeiras motivações e o quanto muitos se aproveitaram dessa situação.

Há tantas teorias, algumas absurdas, outras não, mas claro que há muita coisa não revelada, que saberemos somente diante de Deus...

É triste a ganância humana... mas também nos alegra a solidariedade, o empenho e a luta. Que essa seja nossa inspiração e que nosso combustível seja a fé!

Marcia disse...

Tati, concordo com vc em tudo. Nenhum sofrimento deve ser menosprezado.E é isso q me incomoda na publicidade do dia de hoje. A mídia é enorme pq afeta o americano, e as tragédias dos demais. Lembro com perfeição deste dia e como foi chocante p mim, mas se dá pouca relevancia p o sofrimento do povo afegão, iraquiano, q viveram guerras em seus países causadoas por interesses americano, não é. Nunca me importei de ser considerada "próamericana", dane-se, gente é gente, não tem raça. Acredite I'm a dreamer as well.bjs

 
by Templates para novo blogger