Complexo de Vira Lata

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Nelson Rodrigues possui uma frase digna de análise aqui:

“ Por 'complexo de vira-lata' entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo ”
Fiquei a pensar, de onde vem esse nosso "Complexo de Vira Latas"?

O Brasil é um dos países mais espetaculares em termos de belezas NATURAIS? Não acredita? Vem dar uma voltinha comigo pelo Rio De Janeiro que te mostro!
O Brasil tem tudo para crescer e se desenvolver, tornando-se um dos grandes! ( Isso sem contar a roubalheira nossa de cada dia que acontece em Brasília, mas abafa o caso!)

Não sei se pela nossa colonização com aspecto de exploração, se pelo nosso passado de escravagismo, só sei que brasileiro tem SIm um complexo de inferioridade MUITO grande diante o resto do mundo.

- Brasileiro acha que qualquer lugar é melhor do que o Brasil.

- Brasileiro valoriza muito mais o que vem de outros países. Esquecendo até de NOSSA cultura ( Que NÃO é só carnaval!).

- Brasileiro se endivida até as calcinhas para comprar coisas de "marca" pagando mais que o dobro do preço que essas mesmas marcas custam no EUA por exemplo. E por quê? Porque brasileiro PRECISA, faz questão de mostrar que pode pagar por essas marcas, mesmo que com nossos impostos absurdos e nossos vendedores com olho grande, as coisas tripliquem de preço. Sabe aquela coisa de pobre que quer mostra que pode, mesmo não podendo, acho que é por aí.

Porque digo tudo isso? Embora eu não tenha a melhor relação de todas como nosso país, principalmente por andar cada vez mais desacreditada em nossa política ( que nunca foi motivo de orgulho para mim e está cada vez mais pior), não me sinto desvalorizada por ser brasileira. Aliás acredito que nacionalidade não desvaloriza ninguém. O que desvaloriza é falta de caráter, compaixão, amor, respeito.

E você, já pensou sobre isso?

3 comentários:

Isabela Kanupp disse...

Esses dias eu estava conversando com a minha sogra a respeito disso, e de um ponto em especial, o cinema nacional. O Brasil tem cineastras fodas, mas fazem questão de fazer os filmes nacionais a maior merda possível. Mostrando só o lado negativo do Brasil, só a parte podre, só a parte ruim, e são filmes vistos no mundo todo. Depois acham ruim quando gringo acha que tudo aqui é mato, sem civilização, e só putaria!
Sabe, parece que gosta, acho bacana sim mostrar esse lado, mas não somente sabe?

www.parabeatriz.com
Beijos

Tati Mentzingen disse...

Falou e disse Kira!

Quando os Simpsons tiveram aquele episódio no Brasil onde mostravam mato, macacos, carnaval, guerrilha e apresentadoras infantis semi nuas todos criticaram a Fox e tal....

Mas nunca parou-se para pensar que o Brasil só é visto deste jeito pelos outros países pois o próprio Brasil se mostra assim!

Não é a toa que quando vc viaja pra fora e diz que é do Brasil, duas palavras saltam das bocas estrangeiras: "caranval"e "futebol". É só isso que mostramos mesmo

Leandro Marino disse...

Abandonou o blog? Quero ser agraciado por suas belas palavras!

 
by Templates para novo blogger