Consumo Sustentável

domingo, 22 de janeiro de 2012

Cada vez mais discute-se sobre o meio ambiente e seus usos (ou mais precisamente seu mal uso) pelo ser humano.
Fala-se cada vez mais sobre Energias Limpas, Desenvolvimento Sustentável, etc. Discute-se muito mas infelizmente alguns permanecem somente na discussão.

Estamos em ano de Fórum Social Mundial e Rio +20 que é a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável- http://www.onu.org.br/rio20) onde serão discutidos principalmente sobre novas formas de energia menos poluentes, visando cada vez mais a diminuição do uso de fontes não renováveis de energia ( como o petróleo e o carvão).

A grande questão é: não é somente em grandes e importantes reuniões que podemos tentar ajudar o mundo. AS pequenas ações cotidianas são tão importantes quanto.

- Todas as vezes que você escova os dentes, toma banho ou lava seu carro você reflete se está usando o necessário de água, ou se está desperdiçando preciosos litros?
- Ao preparar alimentos em sua casa você faz somente o necessário, ou acaba exagerando e jogando comida no lixo, mesmo sabendo que milhões não tem o que comer?
- Você precisa realmente de tudo o que compra ou compra por impulso ou pelas propagandas?
- Quando compra algum produto você se preocupa em saber de onde ele veio? Você sabe se é utilizado algum trabalho escravo em sua confecção?

Se pararmos para pensar, nos daremos conta de que esse consumo desenfreado e desnecessário tem impacto não somente em nosso Planeta e em seus recurso naturais, mas também em nosso bolso.

O conceito de "Consumo Sustetável" tem como principal base a idéia de que o Planeta não é mais capaz de sustentar os padrões das últimas décadas de extração, comercialização e principalmente o de descarte de bens.

É fato que as pessoas não deixarão de consumir, até porque isso seria prejudicial para a economia mundial. O mais importante é começar a consumir com consciencia, reduzindo o consumo supérfluo e desenfreado.

Segundo a Winkipédia: "a crise ecológica mundial também é resultado de um consumo sem sentido e inconsciente atualmente presente em muitas sociedades modernas. Podemos afirmar que a crise ambiental também é responsabilidade do consumidor, já que ele também é responsável pelo pós-consumo do produto com o descarte. Mas essa crise também se deve a que a decisão de um consumo ecológico ainda está muito no âmbito pessoal, da educação e percepção individual, a qual o consumidor pode querer seguir ou não.

O consumo já é o maior desafio ambiental do presente século,já que teremos uma nova e crescente classe média dos países emergentes como Brasil, China, Índia que agora podem e querem consumir como os americanos, mas ainda não são totalmente conscientes sobre o impacto do seu estilo de vida no ambiente."

Por isso, que tal a partir de hoje utilizar uma pequena pergunta quando for comprar algo? "Eu REALMENTE preciso disso?"

3 comentários:

An@ Paul@... Mamãe do Pietro disse...

Olá Tati. Obrigada pelo apoio e incentivo para que eu continue com o Blog. Realmente aquela mulher é doente ou uma psicopata, que se duvida-se iria roubar 4 meninas por aí pra levar essa história maluca adiante....
Eu penso em parar de escrever apenas pelo motivo de "não estar mais dando conta" entende? Me sinto triste ao ver tanta fase boa do meu filho passando na minha frente e eu sem tempo de ir escrever sobre estas coisas. Queria poder escrever todo dia, mas ñ consigo :(

Eu jamais pararia de escrever por causa desta maluca... rsrs. É bem como vc comentou, que os blogs, se usados com sabedoria, nos trazem muita amizade e felicidade. Sou totalmente a favor de pessoas que blogam para o bem dos outros.

Bjs e obrigada!

Isabela Kanupp disse...

Eu sempre tentei viver da forma mais simples possível, sou nada consumista! NAda! Não dou alok em promoção, não saio comprando roupa todo mês, na verdade eu compro só quando realmente ta precisando.
E sou louca por economizar, guardar dinheiro, essas coisas!

Infelizmente as pessoas ainda consomem muito como forma de status, e isso é deprimente!

Beijos

Tati Mentzingen disse...

É bem isso mesmo, infelizmente consome-se muito e de forma iresponsável por status!

 
by Templates para novo blogger